Soubem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE

+2
TechN9ne
lucilia
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Empty O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Seg Set 15, 2008 1:52 pm

lucilia



A Ciência comprova: Você é escravo do seu Cérebro.

Texto Salvador Nogueira

Revista: Super Interessante set/2008 - edição 256 - pág. 40

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este texto no processo hooponopono. Grata.


Você virou a página, se interessou pelo tema desta reportagem e, por isso, resolveu dar uma lida. Certo?Errado!Muito antes de você tomar essa decisão a sua mente já havia resolvido tudo sozinha - e sem lhe avisar.Uma experiência feita no Centro Bernstein de Neurociência Computacional, em Berlim, colocou em xeque o que costumamos chamar de livre-arbítrio: a capacidade que o homem tem de tomar decisões por conta própria. As escolhas que fazemos na vida são mesmo nossas. Mas não são coscientes. Voluntários foram colocados em frente a uma tela na qual era exibida uma sequência aleatória de letras. Eles deveriam escolher uma letras e apertar um botão quando ela aparecesse. Simples, não? Acontece que, monitorando o cérebro dos voluntários via ressonância magnética, os cientistas chegaram a uma descoberta impressionante. Dez segundos antes de os volutários resolverem apertar o botão, sinais elétricos correspondentes a essa decisão apareciam nos córtices frontopolar e medial, as regiões do cérebro que controlam a tomada de decisões. "Nos casos em que as pessoas podem tomar decisões em seu próprio rítimo e tempo, o cérebro parece decidir antes da consciência", afirma o cientista John Dylan-Haynes. Isso porque a consciência é apenas uma "parte" do cérebro - e, como a experiência provou, outros processos cerebrais que tomam decisões antes dela. Agora os cientistas querem aumentar a complexidade do teste, para saber se, em situações mais complexas, o cérebro também manda nas pessoas. "Não se sabe em que grau isso se mantém para todos os tipos de escolha e de ação", diz Haynes. "Ainda temos muito mais pesquisas para fazer". Se o cérebro deles deixar, é claro.

2O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Empty Re: O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Ter Set 16, 2008 9:02 am

TechN9ne



Bom, a mente decide por mim e ela é mnha pelo menos Cool . Eu também suspeitava sobre esse livre-arítrio se eu sempre decidia baseado na mesma coisa. Contanto que sejam as decisões certas e úteis pra mim não me incomodo se não as controlo tanto assim. Mas isso é interessante.

3O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Empty Re: O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Ter Set 16, 2008 7:41 pm

Ametista

Ametista

Idea Very Happy Amiga de jornada:
A ciência vem buscando nos últimos tempos explicar o que eles ainda não podem!!!!! justificam e querem encontrar um lugar no cérebro até para a existência de DEUS!!!!!
Nosso cérebro entretanto é o órgão de expressão físioca da mente, que nunca será mensurada!!!! eles vão continuar com a eterna pergunta; " quem vem antes- o ôvo ou a galinha?!" A Biologia molecular, estuda atualmente campos sutis, energia pura, que mostram evidências de que em verdade o tal" livre arbítrio", não é tão livre assim!!! Se puder, leia o best seller- A Biologia da Crença- Dr. Bruce Lipton, e lá você encontrará muitas respostas( aliás existem mais perguntas de que respostas); de onde vem o comando para nossas ínfimas ações? que força é esta que faz com que um espermatozóide se una a um óvulo? que uma única célula comece seu processo de divisão celular? que diferencia o padrão genético que teremos durante uma existência? Cabe a nós muitas escolhas, mas jamais estamos sozinhos nesta tarefa( não se trata de cunho religioso, mas científico); somos muito mais do que matéria densa; temos mais espaços vazios em nós do que podemos supor,e é em nossa mente subcinsciente que trazemos inscritos toda a história da humanidade.
Este é um assunto que merece ser debatido porque podemos crescer muito em nossa compreensão dos fatos que nos rodeiam.
Bjos no coração
Myrian

4O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Empty Re: O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Ter Set 16, 2008 8:33 pm

Lena

Lena
Admin

Lucília querida, há algum tempo já que partilho dessa idéia que a Myrian cita:

...o tal" livre arbítrio", não é tão livre assim!!!

Vc cita Myrian:

Cabe a nós muitas escolhas... Rolling Eyes

Será??? Estou achando, mais do que nunca depois de Ho’oponopono que temos somente duas, apenas > Memórias ou Inspiração...


Com esta aqui concordo:

... temos mais espaços vazios em nós do que podemos supor,e é em nossa mente subconsciente que trazemos inscritos toda a história da humanidade.


Portanto, acho que nunca é demais rememorar esse texto baseado em uma atualização de conceitos da tradição espiritual do Havaí, sobre o subconsciente:

"A Criança / Unihipili se manifesta pelo desejo, alimentando os sentidos físicos com suas memórias genéticas através do corpo e pelas memórias aprendidas dos grupos musculares. É o que ri e derrama lágrimas. Não conseguimos rir ou chorar sem antes sentirmos emoções (alegria, amor, ódio, medo, raiva). Todas essas emoções provêm da memória do Unihipili que dão condições de pensar à Mente Consciente/ Uhane; podem ser tão fortes a ponto de superar a vontade do Uhane.

Sua principal função é a memória. Graças ao Unihipili, podemos aprender, lembrar, desenvolver habilidades e hábitos, manter a integridade do corpo e guardar um sentido de identidade durante o dia a dia.

Faz o registro de todas as impressões tanto dos fatos bons quanto dos ruins. Tem raciocínio dedutivo partindo das imagens que lhe são fornecidas. Associa memórias para a concepção de um raciocínio, pelo Uhane.

Quando solicitado, o Unihipili responde, rapidamente ao comando do Uhane, formulando lembranças e enviando-as, dando-nos a impressão de que, o que falamos ou escrevemos está registrado no Uhane.

No Unihipili estão impressas nossas crenças, nossa memória genética e a aprendida. A memória fica guardada no corpo como um modelo de vibração ou movimento. Quando há um estímulo, interno ou externo, mental ou físico, o movimento ocorre e a memória é liberada. Isso dá origem a um comportamento mental, emocional ou físico.

O Unihipili é muito semelhante a um computador. Ele tem na memória dois tipos de programas:

INSTINTO (memória da máquina) > são as funções involuntárias do corpo que lhe é inerente, que é própria do Unihipili. O Unihipili é responsável pela fisiologia do corpo, crescimento, desenvolvimento, manutenção (metabolismo), recepção e transmissão sensorial.

HÁBITOS (memória acrescentada) > são os registros captados pelos cinco sentidos que passam a se incorporar ao Unihipili. Ou seja, a reiteração de procedimentos que acabam transformando-se em costumes. Assim como também, qualquer coisa que você ouve, vê, toca, cheira ou diz, de igual modo, é armazenado. E isso acontece pela participação da mente consciente, de forma direta ou indireta.

PROGRAMAÇÃO DIRETA > envolve a vontade da Mente Consciente (Uhane).

PROGRAMAÇÃO INDIRETA > envolve aprendizagem inconscientemente admitida tal como aceitação e incorporação do medo que os pais tinham com referência a temporal, cobra ou a chamada predisposição hereditária com relação a certo tipo de doença.

O Unihipili armazena também idéias não percebidas pelo Uhane no momento de sua formulação. Uhane não sabendo que estão lá, não as solicita podendo, o Unihipili em determinadas ocasiões, fazer com que Uhane não possa controlar a sua manifestação. Muitas pessoas recebem respostas a pedidos que não se lembram de haver feito; mas se a resposta veio é porque o pedido foi feito. O pensamento geralmente não pode ser conservado secreto, ele se cristaliza em hábito e se torna verdadeiro no mundo exterior, para todos verem."


Myrian, depois do que sabemos sobre o nosso subconsciente, com esta sua citação acho que não chegaremos a nada:

... Este é um assunto que merece ser debatido porque podemos crescer muito em nossa compreensão dos fatos que nos rodeiam.

Continuaremos no que vc cita a princípio:

... a eterna pergunta; "quem vem antes- o ôvo ou a galinha?!" Rolling Eyes


Estou sempre aceitando réplicas, se já não confiava tanto no intelecto, após saber que sou um banco de memórias que pensam que sabem, mais do que nunca estou chegando a conclusão de que – o silêncio vale OURO!!!
Embarassed

http://www.cuidebemdevoce.com

5O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Empty Re: O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Qua Set 17, 2008 5:20 pm

depaula



Sinto muito, te amo, me perdoa, sou grata.

Confesso que nunca entendi direito o que significa "livre arbítrio". Sei apenas, que muitos consideram isso algo extraordinário. Uma dádiva. Mas como nunca me senti livre para escolher nada, fiquei sem entender. Não digo que não sou livre. Apenas que nunca me senti livre. Muitas vezes, ouvi pessoas dizendo coisas assim: " Não podemos interferir no livre arbítrio de fulano. Se ele quer continuar a beber, é escolha dele. Mas, depois, ele pagará por isso." Daí eu pensava. " Se ele vai pagar por isso, então não tem liberdade de escolha." E me vinha `a cabeça aquela peça, " A Queda de Arturo Ui". Mostram um plebiscito, feito em viva voz. O ditador informa que, todos ali tinham o direito de optar pelo sim ou pelo não, a respeito de um assunto que já não me lembro. Mas, eles eram livres. A primeira pessoa diz não, a segunda também diz não, e a terceira, idem. Pausa no plebiscito. O ditador diz que os três que já se manifestaram, podem deixar o recinto. Eles saem, e então, ouvimos três tiros. O plebiscito continua. E todos, a partir daí, votam Sim. Seria o tão valorizado Livre Arbítrio algo semelhante? Ou não? Tudo o que sei, é que, nosso consciente é muito desajeitado para fazer escolhas. Vivemos metendo os pés pelas mãos. E nosso inconsciente também, porque aceitamos essa repetição de memórias negativas. Já a nossa Divindade, sabe o que é melhor para nós. Se a Divindade for considerada à parte de nós, então é bem melhor, não ter o livre arbítrio, deixando que ela faça as escolhas por nós. Mas, sendo a Divindade, o nosso Eu Maior, fazendo parte de nós, tudo modifica e viva o livre arbítrio. Eu tenho a impressão que a Divindade é parte integrante nossa. Mas, quando falam em livre arbítrio, não se referem às escolhas feitas por ela. Como eu disse logo no início, nunca entendi isso direito, e agora, desisti de entender. Que seja feita a Vossa ( da Divindade, que é parte minha) Vontade, que assim seja. Sinto muito, te amo, me perdoa, sou grata.

6O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Empty Re: O LIVRE- ARBÍTRIO NÃO EXISTE Qui Set 18, 2008 11:03 am

aldoluiz

aldoluiz

Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato!

Que seja feita a Vossa ( da Divindade, que é parte minha) Vontade, que assim seja. Sinto muito, te amo, me perdoa, sou grata.

A historinha do ditador é a mais pura verdade sobre a inexistência do livre-arbítrio (liberdade de indiferença) e a confusão com a ideia de escolha (preferência), o mais é olhar para o cosmos e ver de uma vez por todas que o Universo Infinito em Expansão não admite essa programação(memórias se repetindo) incutida pelos "ditadores de plantão"...

As leis que regem o Universo são as mesmas para o todo e todos nós...


E a limpeza continua mais necessária, permanente e forte do que nunca... muita pretensão esse papo de livre-arbítrio, saí da caverna, fiz a minha escolha e tô fora... Tô fora! Saí da caverna e não volto mais, voltar é polir memórias é permancer fora do presente em perene desamor, escravidão e sofrimento. Divindade limpe em mim as memórias compartilhadas com este mundo e transmute-as à mais pura Luz. Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato. A Paz do “Eu”para todos. Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.
Está certo... Cada um ao seu tempo e segundo sua possibilidade...

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos