Soubem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Vinagre de Maçã

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Vinagre de Maçã Empty Vinagre de Maçã Qua Out 16, 2013 11:03 pm

Al McAllister

Al McAllister
Admin

A maravilhosa Medicina Popular de Vermont-EUA

No estudo da história dos povos sempre se fez menção ao uso do vinagre de maçã como alimento indispensável para a saúde. Na Roma antiga, por exemplo, as famosas legiões romanas sempre tomaram o cuidado de transportar o vinagre em odres, pois sabiam da importância dessa dieta ácida, a qual tornava os soldados fortes, resistentes, e imunes aos ataques das doenças e fadiga. Hipócrates, o pai da medicina, recomendava o realinhamento dos corpos vertebrais(quiropraxia) para o perfeito funcionamento dos órgãos e dosagens de vinagre de maçã para manter a plenitude física, evitar doenças e rejuvenescer o corpo. Havia citações correntes na época em Roma, que se referiam aos “homens bebedores de vinagre”, os quais eram imunes às doenças e pareciam não envelhecer. No oriente e principalmente na China também era comum o uso do vinagre para evitar doenças e curar feridas.

Mais recentemente, conta-se que na França de 1721, quatro ladrões foram condenados ao insalubre trabalho de enterrar vítimas da peste negra que devastou a Europa. Mas, para surpresa de todos, nenhum deles foi contaminado por essa doença mortal. Essa façanha foi atribuída a um preparado especial que eles consumiam durante a tarefa, uma poção de alho macerado em vinagre de maçã que ficou conhecida como o vinagre dos “quatro ladrões”. Um tônico com esse nome ainda é vendido na França nos dias de hoje.

O vinagre de maçã natural constitui hoje uma alternativa maravilhosa para a manutenção da saúde, retarda o envelhecimento, provocado principalmente pelos radicais livres, evita a formação de placas de cristais de sais carbonatados, cristais de ácido úrico e matérias terrosas - todos agentes endurecedores danosos dos tecidos organicos em geral - favorece a longevidade e uma boa qualidade de vida. Atualmente, há dezenas de trabalhos e pesquisas cientificas em Universidades e centros de pesquisas nos Estados Unidos, Europa, e também no Brasil, sobre a atuação do vinagre de maçã vivo no corpo humano. Muitos livros já foram editados e, atualmente há vários sites na internet sobre o assunto.

O Doutor D. C. JARVIS, famoso médico naturalista norte-americano, e suas descobertas maravilhosas sobre o Vinagre de Maçã Natural e a Medicina Popular do Vermont-USA.

Segundo o doutor D.C. Jarvis, que se tornou querido pelo esforço de ir ao encontro das necessidades do povo, escrevendo livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, best seller, “ Folk Medicine – A Vermont Doctors Guide to good Health” , que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, artrose, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, varizes, rinites, e outras doenças, etc, têm a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue.

O doutor Jarvis pesquisou durante muitos anos o modo de vida e dieta dos vermonteses, onde o vinagre de maçã natural é parte integrante da sua tradição. Os costumes dos vermonteses tem sido transmitidos de pai para filho durante gerações. Nascido no Vermont, estado do nordeste americano, depois de formado em medicina clássica, retornou ao seu antigo habitat no convívio com os velhos camponeses vermonteses a fim de aprender, como ele mesmo afirma, a medicina dos seus antepassados, que alinha um conhecimento de leis naturais antiqüíssimas aos fatos reais da vida. O estilo de vida dos Vermonteses chamou a atenção de muitas outras pessoas interessadas em aprender na prática como lidar com as mais diversas doenças apelando para os recursos da própria natureza.

Em suas observações e experiências chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água, formam com o tempo, dura camada no fundo – resultado da precipitação de sais, cloretos, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova. Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente. Investigou ademais, na localidade de Vermont-EUA, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. Observou, nessa mesma localidade do Vermont, pessoas com mais de 70 anos, algumas com mais de 90 anos de idade, trabalhando nas roças horas a fio sem apresentar grandes esforços, demonstravam vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e diziam não adoecer. Inteirou-se também, que esses camponeses costumavam dar às vacas o vinagre de maçã misturado na água, fato que o levou a efetuar estudos e investigações, chegando a conclusões surpreendentes: vacas envelhecidas prematuramente, tomando porções de vinagre de maçã, rejuvenesciam; outras de mais de dez anos, que já não davam mais leite, voltaram a produzi-lo depois de três meses de tratamento. Verificou também, que os pintinhos tratados com líquido de vinagre de maçã misturado à água, tornavam-se resistentes às doenças e tinham altura e peso quase uma vez e meia que o normal e apresentavam uma bela e resistente pelugem. Por outro lado, inteirou-se também que os cavalos dessa região, tratados com o vinagre de maçã, eram muitos mais fortes e resistentes que outros não tratados com o vinagre, não demonstrando cansaço nas corridas, tinham uma vida mais longa que o normal e apresentavam um brilhante e sedoso pêlo. Por sua vez, as vacas, que por algum motivo, não podiam mais se tornar prenhez, depois de um tratamento com o vinagre de maçã na sua ração, que durava algumas semanas se engravidavam e no verão nascia um lindo bezerro. Os próprios fazendeiros vermonteses que se viam impossibilitados de engravidar suas mulheres, repetiram o tratamento feitos com os animais e logo se tornaram pais.

Observou também o Dr. Jarvis, que animais levados ao corte, os quais estavam recebendo tratamento à base de vinagre de maçã em sua ração diária, demonstraram uma perfeita consistência óssea e a medula de uma bela cor vermelha, indício de abundância de glóbulos vermelhos. Desse modo, e por outras vias, o doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos. Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo têm o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento da alcalinidade sanguínea, desregulando o pH do sangue.(ver no ícone: “Informações” neste site, a definição do conceito de pH). Uma reação do sangue excessivamente alcalina favorece a vida das bactérias perigosas. Elas vivem e proliferam num meio alcalino em torno de 7,2 a 7,8 na escala de PH. Além dessa alcalinidade excessiva provocar depósitos de cristais endurecedores. Dependendo da região do corpo onde estes cristais se alojarem provocarão no decorrer do tempo doenças ou disfunções orgânicas e necroses de tecidos. Quando eles se depositam nas juntas ou articulações, provocam a artrite, bursite, etc.

Por outro lado, recomenda o referido médico, a necessidade da atividade física prazerosa, pois aponta que o sedentarismo contribui para o aumento da alcalinidade ou o espessamento do sangue. Diz, por exemplo, que é favorável que o sangue seja fluídico, fino e brilhante, para que regue todo o organismo sem dificuldade alguma e não provoque precipitação de flócos de cálcio pelo corpo.

O consumo abundante de farinha de trigo refinada, açúcar refinado, carnes, enlatados, cremes, refrigerantes, doces, etc, são prejudiciais à saúde porque contribui para o aumento da alcanilidade; torna o sangue mais espesso e dificulta a circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial das veias e vasos, os quais com o tempo, vão se obstruindo e endurecendo, porque a alcanilidade favorece os depósitos de cálcio e de outras substâncias terrosas danosas ao sistema.
Afirma o doutor Jarvis que a grande maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, que distribui e deposita constantemente substâncias mortais pelo sistema ao longo dos anos. A purificação do sangue é de fundamental importância para reverter esse processo de endurecimento e envelhecimento precoce das várias estruturas moles do corpo e o secamento ou calcificação das articulações.

Em suas experiências, o doutor Jarvis percebeu o valor extraordinário do vinagre de maçã “vivo” no tratamento e prevenção de doenças, chegando a conclusões surpreendentes e esclarecedoras. Notou a relação intima do potássio contido no vinagre de maçã natural com a saúde. A medicina popular do Vermont sustenta que o potássio é o mais importante dos minerais – o mineral dos “deuses”. O que o cálcio é para os ossos, o oxigênio para os pulmões, é o potássio para o sistema nervoso. O potássio é tão necessário à vida de qualquer ser, que sem ele não haveria vida. Ele é a ponte bioquímica que atrai os nutrientes para dentro das células. Esse mineral nunca é encontrado isolado, está sempre associado a um ácido: observou, por exemplo, que o cálcio é solúvel quando em contato com um ácido como o do vinagre de maçã. Por outras vias concluiu então, que o cálcio se precipita em meio alcalino e se dissolve em meio ácido. O cálcio excedente é um dos principais agentes endurecedores e obstrutores.

A literatura médica nos diz que toda a gama de reação fisiológica do líquido extracelular tende para a alcalinidade. O sangue representa um quarto do líquido extracelular. O sangue tem sempre uma reação alcalina. Se esta alcalinidade for aumentada, ele engrossa e precipita os seus sólidos em pequenos flocos, formando os depósitos de cálcio. As paredes dos pequeninos vasos arteriais permitem a passagem da parte fluídica do sangue, da mesma forma que a tinta passa através do mata-borrão. Os pequeninos coágulos obstrui alguns capilares e, depois de algum tempo, há uma retenção de sangue, com o consequente aumento da pressão arterial e posteriormente deposição de cálcio e outras substâncias minerais.

Por outro lado, têm-se inúmeras provas de que o potássio controla o aproveitamento do cálcio no nosso organismo. Tomando o vinagre de maçã natural carregado de potássio apressa-se a consolidação ou o fortalecimento de um osso fraturado ou desmineralizado. A falta de potássio na dieta compromete a estatura dos indivíduos, sua ausência também provoca o enrijecimento da musculatura, das partes moles do corpo, os cabelos caem, a pele enruga, as unhas se quebram, as artérias se entopem e perdem sua elasticidade ou flexibilidade, e os ossos se desmineralizam e enfraquecem.

Através da dieta ácida do vinagre de maçã natural observamos que se a urina estava alcalina fica ácida, aliás, o ideal é manter sempre o pH da urina ligeiramente ácido (em torno de 6,4 pH), pois a dieta alcalina indica que os fluidos do corpo, principalmente o sangue, estão se espessando. O sangue faz uma volta completa no corpo humano em 23 segundos, e ele está então impregnado de ácido. Inundando o seu sangue com um ácido como o vinagre de maçã natural e seu potássio contido, fará com que qualquer depósito de cálcio se desfaça e circule de novo para depois ser eliminado pela urina principalmente. Esse método, repetido todo dia, livrará de depósitos calcáreos os canais circulatórios em pouco tempo.

A água da torneira é a mais poderosa fonte de substâncias endurecedoras e obstrutoras do nosso corpo. Esse líquido vem carregado de substâncias terrosas e outros sais que entram em contato com o sangue e posteriormente se alojam em quase todos as partes moles e articulações do corpo. Notamos esse fenômeno de obstrução, quando observamos o interior dos encanamentos de uma residência, principalmente o cano do chuveiro, que pode ficar completamente entupido com uma substância esbranquiçada - que são os depósitos calcáreos provenientes da passagem da água pelo cano. Felizmente, graças ao nosso sistema excretor que expele continuamente esses resíduos, nosso corpo se livra muito dessa carga mortal, pois, caso contrário, nos transformaria numa estátua de pedra em dez anos.
Por outro lado, a melhor água para se tomar é a água de chuva, de neve derretida, ou a água destilada carregada com a energia solar, essas águas estão livres de matérias terrosas obstrutoras. A águas da chuva ou da neve é carregada de energia vital. Saber ingerir uma água saudável é ponto importantíssimo para a manutenção da saúde durante toda a vida, principalmente para quem já apresenta algum tipo de doença, como o reumatismo, por exemplo. A água pública tratada pelo processo de sedimentação, não elimina os resíduos químicos altamente danosos ao nosso corpo. Isso só é possível através da destilação. Depois da água destilada, a água obtida pelo processo de osmose reversa, é a que mais se aproxima da água ideal.

Ao mesmo tempo, os nutrientes obtidos através da nossa alimentação diária, ao serem metabolizados geram cinzas ou matérias terrosas que devem ser também eliminadas pelo sistema excretor. Essas substâncias terrosas obstrutoras, ou sais carbonatados, a base de cálcio, isto é, matérias calcáreas já descritas, circulam livremente pelo organismo depositando sua carga mortal pelos prolongamentos de veias, artérias, órgãos e articulações. A contínua deposição de materiais não eliminados são a causadora da grande maioria das doenças, como pedras nos rins, tromboses, derrames, enfartos, anginas, pressão alta, artrites, arteriosclerose, hemorróidas, varizes, obesidade, diabetes, artroses, bursites e muitas outras doenças cuja origem está no sangue impuro, carregado de sustâncias terrosas. É por isso que o coração se vê obrigado a trabalhar mais, pois o sangue espesso, excessivamente alcalino, dificulta a circulação do fluido pelo corpo. Todo mundo sabe que a calcificação é o maior inimigo do homem ao envelhecer.

Voltando para a medicina popular do Vermont, aprofundaremos um pouquinho mais sobre a relação do vinagre de maçã natural com o potássio e o sódio, assim é preciso saber que o líquido contido nas células orgânicas representa 50% do peso do corpo. O fluido sanguíneo equivale a 5%. O que se localiza entre os vasos sanguíneos e as células representam 15% do peso do corpo. Dessa forma, temos 50% do fluido orgânico dentro das células e 20% fora delas. Tanto o potássio quanto o sódio tem por função atrair líquido. O potássio, no interior das células orgânicas, tem a incumbência de atrair líquidos para dentro delas. O sódio, fora das células orgânicas, puxa-os para seu lado. Dessa forma o potássio e o sódio vivem num duelo contínuo pela obtenção de seus líquidos. Saber equilibrar a relação sódio-potássio é garantir plena saúde pela vida afora - e os ácidos benéficos do vinagre de maçã natural nos ajuda nessa tarefa.

O doutor Gabriel Cousens, autor do livro: “Comer consciente”, recomenda o vinagre de maçã natural para a manutenção da saúde vital do corpo e para o seu equilíbrio ácido-alcalino. Pesquisas recentes da universidade do estado da Califórnia - USA, feita pela equipe do doutor Barry Reisberg, descobriu que os analgésicos ibuprofeno e naproxeno poderiam dissolver e prevenir a formação da placa obstrutora, que acredita-se, mata os neurônios dos portadores do mal de Alzheimer, apesar dos efeitos colaterais decorrentes. Entretanto, o doutor D.C. Jarvis há mais de setenta anos, já tinha investigado os depósitos de cálcios e matérias terrosas como a causa das doenças e como o vinagre de maçã natural pode dissolver essas cristalizações danosas.

Extraído do Livro: “Folk Medicine”: A Vermont Doctor’s Guide to Good Health. Dr. DC Jarvis, médico norte-americano, 1960.


Lena Rodriguez, do www.cuidebemdevoce.com, colaboradora Soubem recomenda este vinagre:  http://www.vinagremontesverdes.com.br/

http://soubem.com

2Vinagre de Maçã Empty Crítica ao consumo do vinagre de maçã Qui Set 11, 2014 12:14 pm

Al McAllister

Al McAllister
Admin

A Lydia Gomes, do Espaço Terapeutico Tom do Sol, onde já realizamos palestras e vivências Ho'oponopono do Portal me chamou a atenção para um artigo pubicado no web site "Rede Aquarius". 

É uma crítica alarmista da Conceição Trucom, que tem material muito legal e útil no seu site mas as vezes se entusiasma no modo "do contra" e extrapola no radicalismo - o que fica claro pela linguagem usada, sempre fazendo uma apologia do uso do limão e se pautando na sua formação acadêmica, sem se informar melhor. 

Eu muitas vezes, quando na dúvida, me norteio pelo Dr. Joseph Mercola - já que ele sempre mostra a pesquisa de toda a informação que ele divulga no seu site. Ele diz que tem muita coisa anedotal e não confirmada sobre os benefícios do vinagre de maçã, mas que comprovadamente há efeitos saudáveis, principalmente relativo ao diabetes tipo 2. No artigo publicado por ele aqui tem mais de 300 comentários, todos muito esclarecedores e positivos em relação ao uso do vinagre de maçã (orgânico, não filtrado)!

Quem me dá a confirmação final geralmente é a Lena Rodriguez, terapeuta holística, nossa colaboradora aqui no Fórum Soubem, com muitas postagens úteis.

Estou postando aqui o artigo original me passado pela Lydia, e pedi para a Lena postar um esclarecimento:


OS PERIGOS DO CONSUMO DO VINAGRE (Fonte)


Conceição Trucom *

Vinagre de Maçã Vinagre-11

Nas NOTAS PREAMBULARES do livro O VINAGRE, ou seja, logo na primeira página, encontrei material precioso para questionar a utilidade do vinagre, inclusive o de maçã, na alimentação humana e nas receitas de uso externo.

Coloquei em itálico as minhas considerações, e, em vermelho, o texto do autor (1).
Sugiro em paralelo a leitura do meu texto Limão x Vinagre - Qual a diferença?, além do meu livro "O poder de cura do limão", onde estão apresentadas, extensivamente, todas as propriedades benéficas do limão e de seu elevado teor de ácido cítrico. Fruta que deve sempre ser consumida madura e fresca, sem necessidade de fermentar, industrializar etc.

Autor: Todas as referências ao uso terapêutico do vinagre, interna ou externamente, se aplicam exclusivamente ao vinagre de maçã feito com frutas inteiras (ou seja, no processo de fermentação, não podem ser usadas cascas, cortes ou descartes de frutos não comercializáveis. Somente frutos inteiros e saudáveis, frescos e maduros) e decultivo biológico (orgânico), isto é, sem agrotóxicos.

Dentro do livro o autor informa que o vinagre de maçã, para ser rico em minerais e enzimas, NÃO pode ser filtrado ou pasteurizado, processos que irão anular toda a riqueza deste fermentado. Ou seja, todo vinagre de maçã comercializado de forma extensiva não é adequado ao consumo humano... porque justamente não cumpre as condições descritas acima.

Daí as perguntas: qual vinagre de maçã devo comprar? Se houvesse um que atendesse a essas condições, qual seria o seu custo? Com certeza absurdo, impagável...

Autor: Os vinagres comuns (vinagre branco destilado, vinagre de vinho e vinagre de malte) têm predominância de ácido acético (C2 H4 02), enquanto no vinagre de maçã predomina o ácido málico (C4 H6 O5).
Vinagre de Maçã Vinagre-12

Não encontrei análises de vinagres de maçã que confirmassem essa informação. E é exatamente o ácido málico que tem propriedades muito semelhantes ao ácido cítrico, o qual confere às maçãs o sabor e a classificação de fruta ácida. Portanto, o ácido málico está na maçã MESMO antes do processo fermentativo. Na fermentação do suco de maçã o que se forma é ÁCIDO ACÉTICO pela bactéria acetobacter aceti, a partir de todo o açúcar e do álcool que se forma na etapa intermediária da fermentação de qualquer açúcar. Essa bactéria tem esse nome exatamente por isso: transforma açúcares em ácido acético. Portanto, a predominância em TODOS os vinagres é de ÁCIDO ACÉTICO.

Autor: O vinagre obtido pela fermentação do vinho contém 3 a 9% de ácido acético e geralmente também contém ácido tartárico, ácido isobutírico, ácido lático e ácido propiônico. No vinagre branco destilado o teor de ácido acético é bem maior.

Aqui a casa desmorona...

Autor: O ácido acético destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia, retarda a digestão e impede a correta assimilação do alimento (dos minerais, ou seja, é um agente acidificante e desmineralizante). O ácido acético do vinagre é um fator que contribui para a formação da cirrose hepática e de úlceras gastroduodenais e até intestinais.
As pessoas pensam: Ah, no vinagre de maçã tem MENOS ácido acético que nos vinagres comuns. Mas reflita: no vinagre de maçã TEM ÁCIDO ACÉTICO. A melhor prova é o seu odor acético. Portanto, tem VENENO junto com as demais propriedades benéficas do ácido málico, minerais e enzimas. Ou seja: que história é essa?

E os consumidores pensam: então posso usar o vinagre para higienizar a minha casa?

Vinagre de Maçã Vinagre-13

Bem, o vinagre de maçã é bem caro (veneno do tipo caro; aliás, é bem comum a presença de venenos na alimentação moderna) para ser usado na higiene do lar. Daí será usado um vinagre barato, que costuma ter mais do que 10% de ácido acético.

Mas, seguem pensando, nenhum problema, porque eu vou usar no chão, nos espelhos, na higiene dos alimentos e talheres, no enxágue dos meus cabelos, certo?

ERRADO: o ácido acético é volátil, tanto que tem odor bem característico e de rápida olfatação (percepção) no ambiente. Ou seja, nos alimentamos pelo olfato também. As moléculas entram em nosso sistema respiratório, via pulmões, pegando de surpresa todo aquele sistema de alvéolos e o sistema límbico (cérebro), supersensíveis e delicados: ou seja, vai de golfada um bocado de ácido acético para os pulmões e para o cérebro!

Autor: O ácido málico do vinagre de maçã (também chamado de vinagre de sidra)é um dos elementos que lhe confere suas propriedades terapêuticas. Este ácido melhora a função digestiva e a assimilação deminerais. A ação benéfica do ácido málico deve-se, entre outros, ao fato de ele ser um dos ácidos do chamado Ciclo de Krebs, queé um conjunto de reações responsável pela produção de energia e respiração no interior das células.

O ácido málico da maçã se encontra na maçã antes mesmo do processo fermentativo. E ele, tanto quanto o ácido cítrico (fartamente presente nos limões frescos e maduros), fazem parte do Ciclo de Krebs (ou Ciclo do Ácido Cítrico). Ou seja, não precisamos do vinagre de maçã para nos beneficiarmos dessa importante propriedade das maçãs FRESCAS, maduras, orgânicas...

Autor: As propriedades terapêuticas do vinagre de maçã também são devidas ao seu teor 
Vinagre de Maçã Vinagre-14
mineral. Ele possui um extraordinário teor de potássio e ainda um bom (o que seria exatamente este bom?) teor de fósforo, magnésio, enxofre, cálcio, fluor e silício.

Isso se não for filtrado. Mas normalmente os vinagres industrializados o são porque o consumidor não gosta de ver material estranho no fundo das embalagens. E se as maçãs forem provenientes de cultura orgânica. Caso contrário, será um concentrado dos minerais nefastos, presentes nos agrotóxicos usados na cultura convencional da maçã.

Autor: A saúde não depende apenas de remédios e tratamentos. Pelo contrário, ela depende muito mais de hábitos saudáveis de vida, principalmente dos hábitos alimentares.

"Nenhum tipo de alimento provou ser tão eficiente na manutenção da saúde quanto os sucos das frutas e os sucos de vegetais crus[...] E, nada provou ser mais eficaz para restabelecer esse equilíbrio do que o vinagre de maçã".**


Bem, trata-se de um contrassenso ou do uso distorcido de informações. O que restabelece a saúde é o alimento cru e vivo. Fermentados fazem parte desta proposta, mas aqueles que são ricos em ENZIMAS, não aqueles que contêm ácido acético!

**As palavras acima (em azul) são do Dr. Norman W. Walker, pesquisador americano da alimentação natural e autor, entre inúmeros outros, do excelente livro "Fresh vegetable and fruit juices" (Sucos de vegetal fresco e frutas).

(1) O Vinagre - Dr. Neuci da Cunha Gonçalves - Gráfica RAMI Ltda.



* CONCEIÇÃO TRUCOM é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
www.docelimao.com.br

http://soubem.com

3Vinagre de Maçã Empty Re: Vinagre de Maçã Qua Set 17, 2014 8:33 pm

Lena

Lena
Admin

Eu já conhecia o artigo da Conceição há tempos atrás.  A cura pelo limão é algo bastante antigo e acredito que seja muito bom, porém o vinagre de maçã é algo muito antigo também, e em meus mais de 4 anos de uso deste último e todas as pessoas a quem tenho passado só tem se beneficiado, aliás, não vivo um só dia sem ele. Porém, acho muito importante sua procedência e costumo verificar por radiestesia. Os que costumo sugerir é o vinagre de maçã São Francisco e o Montes Verdes (nada a ver com meu local aqui, pura coincidência), pois avaliei e tomei por um bom tempo o primeiro, depois passei para o Sr. Viccino, porém após uns dois anos tomando-o percebi que sentia uns sintomas diferentes e também ouvi alguns relatos de dor de cabeça, etc., bem, o avaliei e o larguei e há um ano que tomo o último, Montes Verdes.

O livro que a Conceição cita aqui é de outra pessoa, que não conheço, tenho o original do Dr. Jarvis traduzido para o português... A questão FERMENTAÇÃO tbm é algo muito antigo, surgido na época que não havia refrigeradores e que se apresentaram muito benéficas, não somente na questão vinagre mas tantas outras coisas mais, legumes, leite (yogurt), etc...


Abaixo, os parênteses () são minhas considerações...

“Autor: Todas as referências ao uso terapêutico do vinagre, interna ou externamente, se aplicam exclusivamente ao vinagre de maçã feito com frutas inteiras (ou seja, no processo de fermentação, não podem ser usadas cascas, cortes ou descartes de frutos não comercializáveis. Somente frutos inteiros e saudáveis, frescos e maduros) e de cultivo biológico (orgânico), isto é, sem agrotóxicos. (complicado, não?)


“Dentro do livro o autor informa que o vinagre de maçã, para ser rico em minerais e enzimas, NÃO pode ser filtrado ou pasteurizado, processos que irão anular toda a riqueza deste fermentado. Ou seja, todo vinagre de maçã comercializado de forma extensiva não é adequado ao consumo humano... porque justamente não cumpre as condições descritas acima. (não sei como é o procedimento) 


“Daí as perguntas: qual vinagre de maçã devo comprar? Se houvesse um que atendesse a essas condições, qual seria o seu custo? Com certeza absurdo, impagável...” (é possível) 


“Não encontrei análises de vinagres de maçã que confirmassem essa informação. E é exatamente o ácido málico que tem propriedades muito semelhantes ao ácido cítrico, o qual confere às maçãs o sabor e a classificação de fruta ácida. Portanto, o ácido málico está na maçã MESMO antes do processo fermentativo. Na fermentação do suco de maçã o que se forma é ÁCIDO ACÉTICO pela bactéria acetobacter aceti, a partir de todo o açúcar e do álcool que se forma na etapa intermediária da fermentação de qualquer açúcar. Essa bactéria tem esse nome exatamente por isso: transforma açúcares em ácido acético. Portanto, a predominância em TODOS os vinagres é de ÁCIDO ACÉTICO.” (desconheço... bem, ela é química e deve saber do que está falando) 


“Autor: O ácido acético destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia, retarda a digestão e impede a correta assimilação do alimento (dos minerais, ou seja, é um agente acidificante e desmineralizante). O ácido acético do vinagre é um fator que contribui para a formação da cirrose hepática e de úlceras gastroduodenais e até intestinais.” (é possível com certos vinagres, o que posso dizer é que eu não tenho precisado de fosfato de ferro todos esses anos, então não acho que destruiu nada, alias outro dia que subi em um pedra de 2000 e pouco de altitude e como não me alimento pela manhã, esqueci que eu ia fazer esforços e no meio do caminho devido a falta de alimento mais o intenso calor, percebi que estava para perder os sentidos ‘pré-desmaio’...bem, eu tinha levado o vinagre c/mel e tomei, em minutos estava totalmente restabelecida) 


Autor: O ácido málico do vinagre de maçã (também chamado de vinagre de sidra)é um dos elementos que lhe confere suas propriedades terapêuticas. Este ácido melhora a função digestiva e a assimilação de minerais. A ação benéfica do ácido málico deve-se, entre outros, ao fato de ele ser um dos ácidos do chamado Ciclo de Krebs, que é um conjunto de reações responsável pela produção de energia e respiração no interior das células.( quando como fora o que acontece muito, se a comida deu algum tipo de distúrbio, tomo ele sem mel e me restabeleço prontamente, aliás peguei o hábito de toma-lo antes de ir comer, assim qualquer coisa que não descer bem por alguma razão ele já ‘faz o serviço’)


Isso se não for filtrado. (o que utilizo vem com pequenos materiais da própria maçã, e até onde sei pelo tradutor do livro do Dr. Jarvis, este o preparava com a casca)


Mas normalmente os vinagres industrializados o são porque o consumidor não gosta de ver material estranho no fundo das embalagens. E se as maçãs forem provenientes de cultura orgânica. Caso contrário, será um concentrado dos minerais nefastos, presentes nos agrotóxicos usados na cultura convencional da maçã. (bem, o São Francisco não vem com resíduo, já o Montes Verdes vem, mas é o que eu tomo e que continuarei a tomar, até que haja algo em contrário).

http://www.cuidebemdevoce.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos