Soubem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ALIMENTOS CRUS

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1ALIMENTOS CRUS Empty ALIMENTOS CRUS Qua Ago 06, 2014 9:36 pm

Happymary

Happymary

GOSTARIA DE SABER QUAL O PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A GERMINAÇÃO DO GIRASSOL E OUTRAS SEMENTES ! AGRADEÇO .






 © Conceição Trucom  www.docelimao.com.br, todos os direitos reservados


Gratidão.

2ALIMENTOS CRUS Empty Sementes Germinadas Sex Ago 08, 2014 10:33 pm

Al McAllister

Al McAllister
Admin

Do blog Alimentação Saudável de Jorge e Sandra Baroni


Parte1



Parte 2





Você já ouviu falar das sementes germinadas? Até pouco tempo atrás eu também não. Na verdade elas são sementes comuns, mas que passam pelo processo de germinação, ou seja, é preciso deixar elas ‘acordarem’ na água por algumas horas e depois esperar que elas comecem a germinar, ou seja, a formar brotinhos, aí elas estão prontas para o consumo.

Mas, qual a vantagem dos germinados?


Por incrível que pareça, a semente na fase de gérmen possui muito mais nutrientes do que a semente ‘adormecida’, e muito mais do que a própria planta e frutos que ela irá gerar! Ela contém muito mais benefícios nutritivos e energéticos! Por exemplo, no caso da semente de trigo, que praticamente contém pouquíssima vitamina C, mas quando germinada passa a ter 600% a mais dessa vitamina!

Além disso, as sementes neste estado são muito mais digeríveis do que o grão normal.  São ricas em vitaminas A, C, do complexo B e E, em ferro, muitas enzimas e proteínas. As proteínas já são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples, as gorduras em ácidos graxos, tudo isso já no gérmen, fazendo com que a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo seja muito mais fácil!

Em dietas vegetarianas, as proteínas dos germinados substituem as proteínas animais.


Quais sementes podem ser germinadas?


Praticamente todas as sementes podem ser germinadas, o que acontece é que algumas vão ter o broto, ou o ‘narizinho’ vai sair para fora da semente, e outras não, como no caso da linhaça e dascastanhas e nozes. Sim! Castanhas e nozes podem ser germinadas!

Castanhas, nozes, linhaça, girassol, trigo, arroz, quinoa, gergelim, feijão azuki são apenas alguns exemplos de sementes que podem ser germinadas. Vale observar que o tempo que cada uma demora é diferente.

Como fazer a germinação


O processo de germinar as sementes é muito simples, porém, dependendo da semente, pode ser demorado. Aqui vou explicar como germinar as sementes de girassol, tanto sem quanto com casca. Mas é possível encontrar referências sobre outras sementes em diversos livros e sites da internet.

• O primeiro passo é lavar e escolher as sementes, não faça muito de cada vez, somente o que vai ser consumido, pois elas estragam muito rápido depois de pronta. Cerca de duas a três colheres de sopa são o suficiente.

• O segundo passo é deixar a semente de molho em um vidro durante a noite, as pepitas necessitam apenas 4 horas,  por isso é possível fazer no entardecer e deixar de molho até a noite, se quiser os germinados para o outro dia, já girassol em semente leva oito horas de molho. Se passar disso vai fermentar e você perderá suas sementes.

• O terceiro passo é enxaguar em água corrente e deixar mais o tempo necessário para iniciar a germinação sobre uma peneira. Isso também varia de semente para semente, sendo que para as pepitas de girassol são apenas mais quatro horas, pelo menos, e o girassol com casca mais pelo menos 36 horas. 

Para você saber se estão prontas, veja se o tamanho do ‘narizinho’ da semente é ainda menor que a semente em si, se passar disso, além de ser mais fácil de aparecerem fungos, as propriedades nutritivas já não são as mesmas. Atente para o aparecimento de fungos, se ver que as sementes mofaram jogue fora!

• O quarto passo é intercalado com o terceiro, sendo necessário enxaguar com água corrente as sementes na peneira de manhã e  a noite, não enxágue mais do que isso porque elas mofam mais fácil, nem menos, porque elas secam e demoram mais para germinar. As pepitas, como o tempo de aeração é curto, não precisam.

Como usar


Quando suas sementes estiverem prontas pode usá-las junto com saladas, arroz, maionese, leite de sementes e principalmente nos sucos, num post passado falei sobre sucoterapia e disse que os germinados eram parte importantíssima das receitas, eis aqui o porquê.

Existem centenas de receitas em que podem ser utilizadas as sementes germinadas, que além de gostosas saciam a fome, e nutrem o corpo com muita facilidade, ideal para quem precisa turbinar o sistema imunológico. Uma delas é o cuscuz de sementes, ele é feito de sementes germinadas de amêndoas e girassol, fica uma delícia.

Algumas dicas


• Primeiramente, não desita. Se não conseguir germinar da primeira vez tente de novo, até pegar o jeito. Como eu expliquei acima, estou começando pelas sementes de girassol, que é o principal ingrediente do suco de luz do sol (já ouviu falar?), e já consegui ‘pegar o jeito’, mas foram várias sementes jogadas fora. As pepitas são mais rápidas e mais fáceis de fazer germinar. Comece por elas!

• Se for germinar a semente de linhaça, não se assute: ela via uma gosma mesmo, e para usá-la não é preciso enxaguar. Atente para consumir no máximo duas colheres de sopa dessa semente por dia.

• É muito fácil mofar as sementes, por isso não enxágue muitas vezes no dia e deixe-as em um lugar com luz solar, porém não diretamente ao sol.

• As castanhas e nozes não brotam, e precisam apenas ser deixadas de molho, assim como a linhaça, que fica de molho apenas quatro horas. As castanhas variam entre quatro e seis horas, dependendo do tipo.

• Dependendo da semente, da época do ano, e do lugar onde forem compradas elas podem demorar mais ou menos tempo para germinar.

Se quiser mais informações sobre as sementes e sucos desintoxicantes, recomendo o livro Alimentação Desintoxicante da Conceição Trucom. Vale a pena a leitura!

Texto do blog Alimentação Saudável de Jorge e Sandra Baroni





Parte 1



Parte 2



http://soubem.com

3ALIMENTOS CRUS Empty MAIS SOBRE GERMINAÇÃO Sex Ago 08, 2014 10:54 pm

Al McAllister

Al McAllister
Admin

http://soubem.com

4ALIMENTOS CRUS Empty muito obrigada Sáb Ago 09, 2014 6:54 pm

Happymary

Happymary

Adorei sobre sementes germinadas , muito obrigadaaaaaaaaa mesmo !valeu, amo vocês !

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos