Soubem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A Atenção – Um atributo Divino....

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1A Atenção – Um atributo Divino.... Empty A Atenção – Um atributo Divino.... Sáb Jul 31, 2010 11:39 am

Ametista

Ametista

Paz e Bem!

Ontem, durante uma consulta com uma paciente de quase 70 anos, conversávamos sobre como nossas atitudes influenciavam diretamente a atitude das pessoas que convivíamos, e que era importante ficarmos atentos, focados com o nosso pensar, sentir e agir com coerência, ouvindo nosso coração, como se apenas fôssemos testemunhas do desenrolar de uma hiostória.
Ela se desabafou dizendo-se ressentida pq havia " dado" uma certa quantia ao sobrinho recem formado em Educação Física, para que ele se inscrevesse em um concurso público, e como ele usou o $ para outro fim, havia decidido que não mais o ajudaria em outra oportunidade!
Perguntei a ela se no momento exato do ocorrido ela havia prestado atençaõ no que havia sentido... o que a moveu para emprestar o $; qual o sentimento real quando soube do usoda quantia pelo sobrinho... como resposta,ouvi um sonoro, "...SEI LÁ!!! só sei que agora me lembrando do fato estou magoada" . Aproveitei claro o tempo que conversávamos para limpar em mim, a necessidade de controle, e a frustração por não ter acontecido o previsto, a vitimite... entregando ao divino Arquiteto do Universo aquele grande momento!!!!!
Cheguei em casa e antes de dormir continuei a limpeza, porque a cada dia mais me concientizo que tenho muito que arejar, retirar o pó, e ficar mais atenta as mensagens da minha alma, do meu coração, e cada vez tb mais agradecida pelas pessoas que me procuram com histórias de erros, acertos, e profundamente comprometidas em mudar.
Abaixo compartilho um artigo que acabo de ler, e que penso ser oportuno .
Bjos de Luz!




A ATENÇÃO

"...Vivemos nosso dia-a-dia preocupados com o cumprimento da infinidade de compromissos que assumimos, os quais, de uma forma ou de outra, nos inserem no contexto social, profissional e até mesmo familiar.
São inúmeros os papéis que compõem a nossa vida e cada um deles nos obriga a assumir uma série de atividades específicas. Sem cumprir essa dinâmica, estaríamos fadados a uma espécie de segregação do meio em que vivemos. É uma realidade que faz parte da vida, e temos, realmente, de dar o melhor de nós em todos os campos
Até aí está tudo certo. O que não está é a medida em que nos envolvemos nas atividades de maneira geral. Nós o fazemos de tal forma que não percebemos o que se passa ao nosso lado e, principalmente, conosco mesmos.
Podemos constatar esse estado ao tentar fazer, antes de dormir, um retrospecto de tudo o que aconteceu durante o dia. Vamos comprovar que poucos são os momentos que ficaram gravados.

Significa que nos encontramos completamente fora do controle da nossa Atenção, fora de nós ou, ainda, confundidos com aquilo em que estamos envolvidos, transformados nisso
É comum, em tais circunstâncias, ouvirmos frases do tipo: “às vezes uma pessoa de fora consegue enxergar melhor a situação”. Nada mais verdadeiro.

Colocando um passo atrás, ou, como se subíssemos a um plano mais alto, observando a nós mesmos interagindo no evento, nos permitindo olhar com distanciamento.
Ao nos portarmos desta maneira, assumimos o controle da nossa Atenção, pois ela, somente ela, nos oferece a clareza, a dimensão justa e a visão da realidade que envolve cada circunstância da nossa vida.[

Sob seu controle, vivemos a plenitude do momento presente, que nos liberta das associações com o passado – que são apenas lembranças – e nos impede de projetar o pensamento para o futuro, que é apenas imaginação.
A experiência do momento presente com Atenção é eterna; ela fica, ou seja, não a esquecemos jamais, porque foi vivida com consciência, e essa experiência nos coloca em um nível superior de percepção

Deste ponto de vista, devemos considerar que a Atenção é um atributo Divino, na medida em que ela constitui o único caminho para alcançarmos a verdadeira consciência ou a nossa essência.


Marcos Belfiore
A Atenção – Um atributo Divino.... Bresson

A Atenção voltada para o Mais Alto é a verdadeira oração. Foto de Henri Cartier-Bresson (Índia).

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos