Soubem
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Os Adoçantes Artificiais ENGORDAM!

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Os Adoçantes Artificiais ENGORDAM! Empty Os Adoçantes Artificiais ENGORDAM! Qua Jul 13, 2016 7:50 am

Al McAllister

Al McAllister
Admin

Agencia EFE
12/07/2016 21h11 - Atualizado em 12/07/2016 21h14


Estudo diz que adoçantes artificiais podem aumentar o apetite
Cobaias passaram a comer mais após passarem a ingerir adoçante.
Desequilíbrio entre sensação de doce e energia seria causa do problema.


Os Adoçantes Artificiais ENGORDAM! Jn-adocante_20140918201133
Adoçante (Foto: Rede Globo)




O consumo de adoçantes artificiais em substituição ao açúcar para fazer dieta provoca o aumento do apetite, segundo um estudo publicado nesta terça-feira (12 de Julho, 2016) na revista especializada "Cell Metabolism".


De acordo com uma pesquisa do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney e do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, com sede na mesma cidade australiana, os adoçantes artificiais estimulam a sensação de fome. Essa substância gera um efeito na parte do cérebro que estimula o apetite e altera as percepções de sabor. Assim, apesar de ter menos calorias, os adoçantes fizeram o peso dos animais estudados aumentar, algo que os cientistas dizem poder atingir também os humanos.


"Depois da exposição crônica a uma dieta com adoçante a base de sucralose, vimos que os animais começaram a comer mais", disse o professor Greg Neely da Universidade de Sydney.


A principal contribuição dos cientistas australianos, no entanto, é a que explica por que acontece tal fenômeno, com a identificação de um sistema no cérebro que percebe e vincula os componentes doce e energético dos alimentos.


"Descobrimos que dentro do cérebro, a sensação de doce é similar à de conteúdo energético. Quando se perde o equilíbrio entre o doce e a energia por certo período de tempo, o cérebro calibra novamente e aumenta o total de calorias consumidas", explicou.


O estudo foi feito, em um primeiro momento, com moscas que pousam em frutas, que após serem expostas durante cinco dias a adoçantes artificiais aumentaram seu consumo de calorias em 30% com relação a sua dieta anterior a base de fruta com açúcar natural.


Depois, o estudo foi feito com mamíferos com uma amostra de ratos que, após sete dias consumindo adoçantes artificiais, aumentaram significativamente seu consumo de comida e mostraram sequências neuronais similares.


"O consumo crônico de adoçante artificial aumenta a intensidade do doce com relação ao açúcar real e, então, aumenta também o incentivo do animal a comer mais", explicou o professor Neely.
Diariamente, bilhões de pessoas consomem adoçantes artificiais no mundo todo, por vontade própria ou prescritos como tratamento para tratar a obesidade, sem saber que seu impacto no cérebro pode ter um efeito contrário.


Este estudo identifica por que os adoçantes artificiais podem estimular o apetite, com a identificação da rede neuronal que responde ao adoçamento artificial e que diz ao animal que necessita comer mais porque não obteve energia suficiente.


Fonte: G1 Globo.com


http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/estudo-diz-que-adocantes-artificiais-podem-aumentar-o-apetite.html

http://soubem.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» O porquê não...

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos