Mensagens : 222 Data de inscrição : 03/05/2008 Idade : 70
Pesquisadores apontam que chimarrão faz bem ao coração O consumo de cem gramas do chá, duas vezes por dia, ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de triglicerídeos.
O chimarrão foi feito pra ser bebido quente, esteja calor ou frio e nem experimente colocar açúcar. A natureza mandou ser amargo. É a bebida do coração de todos os gaúchos. Se já não bastasse a tradição, os médicos agora descobriram um motivo para deixar o chimarrão ainda melhor.
Bem cedinho, ele já acompanha o técnico contábil Lairton Santos a caminho do trabalho. No escritório, fazer o chimarrão é a primeira tarefa. O contador garante: esses minutinhos gastos preparando a erva-mate rendem boa disposição para o dia todo.
“Eu não sinto cansaço. Essa é uma coisa que eu percebo e acredito que o chimarrão tenha uma grande influência nisso. Levanta meio sonolento, toma duas, três cuias, parece que já está pronto para enfrentar o dia, seja o dia que for”, comenta o técnico contábil Lairton Santos.
O efeito estimulante já é bem conhecido pela sabedoria popular. Mas há outros benefícios que começam a ser comprovados agora pela ciência. A biomédica Rejane Giacomeli Tavares estudou a ação da erva-mate em cobaias. Descobriu que o consumo de cem gramas do chá, duas vezes por dia, ajuda a proteger o coração.
“Houve uma redução nos índices de colesterol, em torno de 29%, e uma significante redução no índice de triglicerídios, em torno de 62%, que é bastante interessante”, aponta a biomédica Rejane Giacomeli Tavares.
Mas ninguém precisa gostar de beber chimarrão para se beneficiar das qualidades da erva-mate. Em um laboratório, o extrato da planta já é o ingrediente principal em cremes feitos para retardar o envelhecimento da pele.
Os farmacêuticos dizem que o efeito é obtido graças à presença de uma substância antioxidante.
“Contribui bloqueando a ação do radical livre”, explica a farmacêutica.
Assim, o mate virou princípio ativo de hidratantes, loções e máscaras de beleza. Mas o que diria sobre a novidade um típico gaúcho - daqueles acostumados a ver o chimarrão só dentro da cuia? Convidamos o supervisor de segurança Marcílio Goularte para fazer o teste.
“Na hora de fazer um chamego para uma prenda, as mãos têm que estar muito bem cuidadas, como ficou a minha agora, neste momento. Até os calos estão macios”, aprova o supervisor de segurança Marcílio Goularte. Quem não é do Rio Grande do Sul deve estar querendo saber em quem Marcílio vai fazer um chamego. No vocabulário gauchesco, “prenda” é a forma carinhosa com que os homens se referem às mulheres.
Reportagem do Bom Dia Brasil - Rede Globo (2000-2013 globo.com - todos direitos reservados)
Mensagens : 222 Data de inscrição : 03/05/2008 Idade : 70
A Erva Mate é exaltada por seus benefícios para perder peso, mas o que há realmente nela que facilita a perda de peso? Veja abaixo informações adicionais sobre erva mate e descubra a melhor maneira de utilizá-la para perder peso.
Erva Mate
A erva mate é uma bebida sul americana feita de folhas de uma árvore chamada de mate (Ilex paraguariensis). Ela é cultivada nas florestas subtropicais da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, e é uma bebida nacional por aqui.
Por séculos, tribos sul americanas consumiram a erva mate por seus efeitos rejuvenescedores, tais como clareza e vitalidade. As folhas da árvore contêm 15 aminoácidos, 24 minerais e vitaminas e antioxidantes. Além disso, a erva mate contém cafeína, teobromina e teofilina, encontradas em chocolate, café e chá. Esses ingredientes estimulam o sistema nervoso central, diminuem o apetite, aumentam o relaxamento muscular e funcionam como diurético.
Em relação a perder peso, a erva mate mostrou-se muito útil, tanto na perda, quanto no controle do peso. A erva mate causa a termogênese ou o aumento de queima de calorias, aumento de diurese e supressão de apetite, todos favorecendo as chances de perder peso. Uma xícara média de erva mate possui 50 miligramas de cafeína mas que devido a sua composição não provoca queda de energia típica pós-efeito do consumo do café.
Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. Combate os radicais livres. Auxilia na digestão e produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. É estimulante natural. Contém saponina, que é um dos componentes da testosterona, razão pela qual melhora a libido.
Erva Mate e a Termogênese
Uma das principais razões pelas quais a erva mate nos auxilia a perder peso é por provocar a termogênese no organismo.
A termogênese causada pela erva mate aumenta a queima de calorias em 80 a 100 calorias por dia. Além da termogênese, a erva mate mostrou-se ser um diurético natural, que ajuda a reduzir a retenção de água e a diminuir o apetite.
Alguns Benefícios
Facilita a digestão; estimula o bom funcionamento dos rins;
Alivia as cólicas e problemas de estômago;
Diminui a pressão arterial;
Evita o envelhecimento precoce Ajuda no controle do colesterol.
COMPOSIÇÃO
Cafeína: estimula o vigor mental e atua como vasodilatador;
Vitamina B: promove o aproveitamento do açúcar nos músculos e nervos;
Vitaminas C e E: defendem o organismo e beneficiam seus tecidos;
Sais Minerais: ajudam na circulação do sangue e no trabalho cardíaco.